Menu

Leonardo da Vinci já enviou curriculum vitae



 Houve uma época na história onde inclusive o grande Leonardo teve que escrever sobre suas qualificações para poder demonstrar seus muitos talentos e habilidades. Esta é a tradução do Curriculum Vitae que Leonardo da Vinci, enviou ao então Duque de Milão. Veja..

Ilustríssimo Senhor, esforço-me em dar explicações a sua Excelência, sobre os motivos que me levam a solicitar minha incorporação sob a proteção do Duque, para assim desenvolver todas as invenções realizadas por mim e que poderiam ser úteis em uma batalha, estou disposto a fazer experiências em sua casa, ou em qualquer lugar que agrade a sua Excelência.

Tenho um tipo de pontes leves e resistentes, fáceis de transportar e que permitem ao mesmo tempo perseguir e fugir do inimigo, e são seguras e indestrutíveis pelo fogo e pelas armas de batalha, fáceis de montar e desmontar, bem como tenho métodos para destruir as do inimigo.

Quando um lugar é assediado, sei apanhar água do outro lado das trincheiras com pontes e máquinas apropriadas para cada expedição.

Se o assédio resulta impossível por causa da fortaleza ou a posição do grupo inimigo, tenho métodos para destruir cada pedra ou outras fortalezas inclusive se o grupo estiver escondido em uma rocha.

Tenho várias classes de morteiros, apropriados à cada situação e fáceis de carregar, desde os que explodem pedras simulando uma tormenta aos que soltam uma fumaça que causa terror e confusão no inimigo.

Se a batalha for no mar, tenho vários tipos de armas muito eficazes para o ataque e a defesa e barcos que resistem ao ataque de grandes canhões.

Sei o modo de superar caminhos tortuosos sem fazer ruído inclusive se há que passar por uma trincheira ou um rio.

Tenho carroças cobertas, seguras e impossíveis de atacar que podem se mover entre a artilharia inimiga sem que ninguém possa rompê-las e sem que se registrem baixas.

Se houver necessidade, fabricarei armas e morteiros diferentes dos habituais.

Se a operação de bombardeio falhar, inventaria catapultas, trabucos e outras máquinas de máxima eficácia e de uso pouco comum. Ademais, segundo o caso, posso inventar artigos de ataque e defesa.

Em tempos de paz acho que posso conseguir os mesmos resultados que qualquer outro em arquitetura e desenhos de plantas de edifícios públicos e privados e realizar sistemas de distribuição de água.

Posso fazer esculturas em mármore, bronze e argila e posso pintar quadros, tão bem como qualquer outro.
 O documento foi escrito quando da Vinci tinha 30 anos; ele omite muitas das suas realizações artísticas e somente foca-se no que poderia ser interessante para o Duque em se tratando de tecnologias inovadoras de guerra.

Nenhum comentário:

Recomende esse blog!

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO...

Baixe o Desprotetor de Links para o Chrome

Baixe o Desprotetor de links para o Firefox

Redes Sociais

Postagens populares do Mês