E hoje é o dia da Terra, data especial em que devemos dar um abraço no mundo e lhe comprar presentes… ou pelo menos refletir sobre qual a melhor maneira de cuidar dele para as gerações futuras.
Pensando nisso, resolvi fazer um tributo relembrando alguns bons filmes que mostram seres de outras galáxias que tentam tomar a Terra para si. Se tanta gente resolve nos invadir, é porque moramos em um bom mundo não?
A lista a seguir não é um documento inquestionável sobre os melhores filmes de invasões extraterrestres, apenas um apanhado de títulos que me divertem e que farão o mesmo por vocês, se lhes derem chance.
Godzilla – A Batalha Final
Invasores do espaço capturam todos os monstros gigantes da Terra (de acordo com este filme, existem muitos), aplicam lavagem cerebral neles e os soltam contra nosso planeta. Suas exigências são: se os terráqueos não entregarem seu mundo, os alienígenas deixarão os monstros a solta.
A resposta do exército da Terra é libertar Godzilla, que estava aprisionado no ártico e o colocar na direção dos demais seres gigantes. O que temos em seguida é um show de pancadaria entre monstros borrachudos para ninguém botar defeito.
Independence Day
Alienígenas lazarentos explodem inúmeros monumentos da Terra… porque de alguma forma isso os ajudará a tomar os recursos naturais do planeta. Digo, não parece muito esperto carbonizar um mundo inteiro para depois tentar tirar algo de bom dele, mas eu não invado o planeta dos outros, não sei omo isso funciona.
Então, cabe ao presidente norte americano (Bill Pullman) e mais um monte de gente (Will Smith, Jeff Goldblum entre outros) a tarefa de reduzir os invasores a pó.
Por mais que o roteiro seja tão profundo quanto um pires, este permanece um dos mais divertidos filmes de invasão espacial que existe. Quantas vezes passar na televisão, iremos parar para assistir.
Eles Vivem
A invasão aqui é discreta, com alienígenas que se disfarçam de humanos e usam mensagens subliminares para incitar a população humana ao consumismo. Os seres do espaço JÁ dominaram o planeta, nós só não sabemos ainda.
Eis que surge Rowdy Roddy Piper (astro da luta livre da década de 80), que com um óculos que lhe permite ver os alienígenas como são, uma espingarda e muitas frases de efeito, declara guerra a estes seres indesejados.
Esta pérola foi uma idéia de John Carpenter, que nos ensinou que um brutamontes armado é mais que o suficiente para acabar com cretinos intergalácticos.
Marte Ataca
Tim Burton resolveu dar um tom mais humorístico a uma invasão espacial, o que gerou este memorável longa.
Os marcianos invadem a Terra e decidem matar a todos por nenhum motivo em especial. E eu nem estou sendo sarcástico aqui, pois os invasores se comportam mais como um bando de arruaceiros entediados do que uma força militar propriamente dita.
No fim da história, os alienígenas são destruídos por uma canção de Slim Whitman, que faz suas cabeças explodirem de forma repugnante e hilária. “Marte Ataca” é sem dúvida o mais insano filme sobre tentativas de invasão extraterrena e quase me faz desejar que marcianos pirados desçam em nosso mundo, somente pelas piadas que isso geraria.
Os Vingadores
Loki reúne um exército de brutais guerreiros intergalácticos conhecidos como “Chitauri”, e decide atacar a guerra, pois se acha no direito de conquistá-la. Cabe a Nick Fury reunir a maior equipe de heróis do planeta, para manter estas presenças indesejadas fora dele
Por enquanto, o filme não chegou aos cinemas Brasileiros. Mas confiem em mim quando eu digo, é uma das melhores produções sobre o tema que existe, vocês poderão ver por si mesmos durante o fim de semana.