Menu

O INCRÍVEL HULK



Savage Green Hulk - Emerald Goliat
Robert Bruce Banner foi contratado para construir a bomba perfeita: que destruiria a matéria inorgânica (e portanto qualquer esconderijo ou arma usada pelos inimigos), mas manteria vivo qualquer pessoa no local da explosão. Mas, como sabemos , o resultado nunca foi alcançado. A energia Gamma causa mutações em seres que não morrerem com a explosão que iniciou a emissão.   
No exato dia do teste da Bomba-Gamma, Rick Jones, um adolescente rebelde, decide apostar com os colegas que era corajoso o suficiente ao ponto de entrar em uma área proibida do exército no Novo México. Sem saber que ali era o local de testes, se tornou uma vítima em potencial. Banner acaba percebendo a presença do garoto e pede para desligarem a Bomba antes da contagem regressiva terminar. O que Banner não poderia imaginar é que seu assistente era um espião russo com a missão de matá-lo e depois fugir com os planos de construção da bomba. A contagem regressiva NÃO é impedida e Banner só teve tempo de salvar Jones, empurrando-o para dentro de uma trincheira. A radiação emitida pela explosão da Bomba Gamma banhou o franzino cientista. Horas depois, Banner acorda na enfermaria, ao lado de um agradecido e arrependido Rick Jones. Só para que a surpresa de vê-lo vivo se torne um horror indizível: Banner aumenta de tamanho e se torna um monstro cinza ao cair da noite.

Hulk Cinzento
Os soldados que viram o ogro fugir, destruindo tudo, o batizaram de ‘’O Hulk’’ (o ‘’bruto/casca-grossa’’ em uma tradução livre). Sim, nos seus primeiros dias, Hulk era menor, mais fraco e tinha a pele cinza, só se transformando a noite, como se fosse um lobisomem. A mudança de cor para ‘’verde’’ ocorre pouco tempo depois, mais por uma decisão editorial: era mais fácil imprimir a revista com o monstro nesta cor do que achar o tom certo de cinza. Depois, ele já não se transformava durante a noite e sim em qualquer momento em que Banner perdesse a calma. Anos mais tarde, os roteiristas, como John Byrne, explicaram cronologicamente o porquê do Hulk oscilar entre essas duas cores: Banner sofreu espancamentos e pressão psicológica do pai quando criança. Cientista obcecado pela idéia de que suas experiências com radiação o teriam contaminado e originado um filho mutante em potencial, o pai o odiava.     
Numa tentativa de proteger o filho, a mãe de Bruce perde a vida ao rolar da escada. Ainda uma criança pequena e sofrendo ameaças, nunca teve coragem de entregar o pai as autoridades. Mas, anos depois, poucos dias antes do teste da Bomba Gamma, ao visitar o túmulo de sua mãe, se depara acidentalmente com seu pai, que pula sobre o filho tentando matá-lo. Bruce, ao se defender, empurra o pai, que cai e morre ao bater a cabeça contra uma lápide. Isso tudo foi o gatilho psicológico que criou uma crise traumática em Banner, originando múltiplas personalidades. Em seus sonhos infantis, Banner se imaginava se transformando em um monstro super poderoso que poderia se defender de qualquer um, salvar sua mãe e ser imortal. Disso, surgiram o Hulk Cinza, mais inteligente e menos poderoso, que só surgia durante a noite, pois representa o lado mesquinho de Banner. E o Selvagem Hulk Verde, uma manifestação do desejo infantil e sua fúria contidas ao longo das décadas, sempre querendo mostrar que é o mais forte.

''Deixe-me sair, Banner!!!''
Assim, após receber a grande carga de radiação, o organismo de Bruce (que muitos acreditam na verdade já possuir algo de anormal desde a origem) absorveu a energia e metabolizou de uma forma que pudesse sobreviver… VIVER COM ELA, na verdade. E expulsá-la em momentos específicos. As células extras, que nascem em momentos de raiva, usam do mesmo processo das células do câncer (que crescem aleatoria e descontroladamente) , porém, fazem parte do novo DNA alterado e oculto em seu organismo. Ao atingirem um número superior ao número de células ‘’normais’’ de Bruce, uma armadura de carne começa a crescer ao redor do cientista, protegendo-o. Mas, não chega a ser certo pensar que Hulk e Banner dividem o mesmo corpo durante a transformação: assim como um Kamen Rider, apenas uma parte do corpo do humano é a mesma do corpo do herói. Como que vindo de uma dimensão oculta, um novo corpo substitui ou se sobrepõe ao corpo original durante a transformação. Hulk é quase uma versão alternativa de Banner ou até mesmo uma entidade separada. Mas que não podem viver separados, como gêmeos siameses que não sobrevivem, por vários motivos, após a cirurgia que os dividem. E pode ter certeza de que tal coisa, a separação de homem e monstro, já aconteceu três vezes nas revistas em quadrinhos. Mas, sempre, Hulk e Banner voltam a fazer fusão.

Na forma do Hulk, este adquire força física tremenda, que aumenta conforme mais raiva possuir. Os músculos extras que surgem para responder esse desejo de ser mais forte o fazem aumentar de tamanho quando está na forma de Hulk Verde (o Cinzento não aumenta quase nada em tamanho). Seu tecido muscular possui tanto poder para esmagar um pedaço de carvão ao ponto de torná-lo um diamante bruto, quanto o de poder saltar quilômetros num único impulso. Banner, recentemente, revelou que o local onde o Hulk cai é totalmente calculado pelo cérebro científico dele: pegando emprestado a inteligência de Bruce, ou este aproveitando para controlar sutilmente o corpo do monstro, intui/calcula qual seria o melhor ponto onde cair sem machucar ninguém. A própria densidade do corpo do monstro é variável: ele fica mais pesado ou mais leve em pleno ar, para ‘’manobrar ou planar’’ no momento em que cai, pousando quase como ”um gato”, respeitando (claro) a massa da criatura esverdeada ao atingir o solo. A habilidade de fazer múltiplos cálculos mentalmente e controlar instintivamente sua densidade molecular também explica duas proezas surpreendentes do Hulk que poucos compreendem: ele consegue ser até bem rápido para um brutamontes tão pesado. E, apesar de sua musculatura, o monstro possui incríveis juntas flexíveis, que o ajudam a arremessar quaisquer objetos com uma mira muito boa.

Ao ser ferido, o que não ocorre com tanta facilidade, seu corpo se reconstitui com grande rapidez. Ficando com a pele duas vezes mais dura que a anterior ao ferimento.Muitas vezes seu organismo passa a ter uma habilidade nova para sobreviver a condições adversas : como criar uma substancia em seus pulmões que o faz agüentar ficar submerso por horas ou até mesmo viver no vácuo espacial. Também não costuma sentir extremos de temperatura.
   
Poucas coisas podem realmente feri-lo: o adamantium é uma delas. As garras do Wolverine, o escudo do Capitão América , as lâminas de Speedfreak ou a armadura de Ultron . Desde que a pessoa/ser que esteja empunhando o instrumento de adamantium tenha força física para isso, é possível até mesmo decapitá-lo. Para a sorte do Hulk, poucas são as pessoas com tal poder. Mas, é certo: destruir seu corpo é possível se estiver totalmente no epicentro de uma explosão nuclear. Mas, caso ele escape do local exato da bomba, a radiação que vem depois não o afetaria negativamente. Pelo contrário… ele ficaria mais forte, pois é capaz de absorver energia ambiente.
Hulk vs Wolverine (dublado)- parte 1 Parte 2 parte 3
Acima uma versão animada recente do primeiro encontro de Wolverine e Hulk. Poucos sabem, mas, Wolverine foi criado e apresentado numa revista do Hulk e só depois foi convidado por Xavier a entrar no grupo X-men.

O mundo sobrenatural também pode ferir o monstro. Talvez, por conta disso, ou por querer caçar seu pai no pós-vida para fazê-lo pagar (ou por temer que o mesmo venha a assombrá-lo)a criatura pode VER formas fantasmagóricas e algumas formas energéticas, ainda que não possa tocá-los.

Ao voltar ao normal, o corpo de Banner desliga as células-hulk, que morrem instantaneamente enquanto caem ou se evaporam, diminuindo de massa ao ponto de só restar o triste cientista. Mas, é garantido que Bruce, por si só, não é tão indefeso quanto parece: retirem o Hulk e sobra um espetacular gênio cientifico capaz de remontar sua ‘’Banner Tech’’ (tecnologia Banner). Mechas gigantes caçadores de Hulks, nano robôs controlados por um celular, experiências genéticas com mutações gamma, sistemas de computador… é arriscado admitir que Banner poderia ter sido o Homem de Ferro se não existisse o Hulk.

Foi membro fundador dos Vingadores, dos Defensores, participou indiretamente dosCampeões e foi líder do grupo Panteão (em sua fase inteligente, quando o Dr. Samsonaparentemente conseguiu fundir as 3 personalidades principais numa só!).

Como o multiverso Marvel é vasto de versões alternativas, existem versões diferentes da origem do Hulk: as versões dos desenhos animados e do cinema sugerem que, na realidade, Banner estava a procura de replicar o soro do Super Soldado que deu os poderes ao Capitão América. Substituindo os raios Vita por radiação Gamma, a experiência fundiu o soro ao DNA do cientista quando estava fazendo a si mesmo de cobaia. Mas, o resultado foi muito mais além do que um super soldado. No Universo Marvel Ultimate, Banner se torna um Hulk Cinza psicopata. Que é usado como máquina de matar ou arma viva pelo grupo Supremos (osUltimates, a versão alternativa e mais agressiva dos Vingadores naquela realidade). Um verdadeiro monstro! No primeiro filme, dirigido por Ang Lee (que, parece, fui um dos únicos que gostou da obra) toda a tragédia grega que é a vida de Banner foi realçada magnificamente enquanto o roteiro fornece a possibilidade de que o pai de Bruce realmente tivesse feito experiências genéticas que originaram um filho mutante. Que só precisava de um catalisador energético para transbordar em um ser que possuía o DNA combinado de várias formas de vida: desde estrelas-do-mar e sapos, passando para répteis e vegetais. Infelizmente, em todas essas versões alternativas (algumas até mais interessantes que a versão original, devo admitir) a participação do enigmático Rick Jones (que é um nexo de realidade e um imã sobrenatural dentro do Universo Marvel) foi simplesmente ignorada.
   
O ser mortal mais poderoso fisicamente da Terra, no Universo Marvel. Assim como oSuperman é o ícone maior e ponto de sustentação do Universo DC, o Incrível Hulk é a base e modelo de seu universo de personagens. Força física tremenda, fator de cura ultra-rápido, super resistência somado a falhas humanas e crises de identidade. Assim como Kikaider e os Kamen Riders de Ishinomori no Japão, os personagens Marvel viviam cercados por pessoas que temiam seus heróis-monstros, apesar de serem protegidos pelos mesmos! Proteger aqueles que o temem… que o odeiam… que o invejam. Isso é uma constante para o Aranha, osX-men, os Vingadores e não seria diferente com aquele que representa conceitualmente todos estes personagens : Hulk!


Se não acredita, pode colocar minha teoria a prova: todos os personagens mais famosos da Marvel são ”formas menores” do Incrível Hulk, ainda que Namor, o Sub-mariner, tenha sido criado ANTES com o mesmo propósito. Como todos dizem: na terra o Hulk… no mar, o Namor! Todos os mais queridos pela Marvel tem super força, super resistência e/ou fator de cura acelerado, seja por causa de poderes mutantes naturais, acidentes genéticos ou tecnologia avançada. O Homem de Ferro passou a construir armaduras cada vez mais poderosas depois que o Hulk passou a ser membro dos Vingadores desde a fundação. E o que seria o Hulk senão uma armadura biológica perfeita ? Tony Stark deseja ter o poder de um Hulk através da tecnologia. Até mesmo um fator de cura (ao estilo do Hulk) ele ganhou com a adição do nano-techno-virus Extremis.
   
O Homem Aranha tem sua força em níveis consideráveis. E também sofre perseguição da população que protege. Wolverine, Namor, Fera e até mesmo o Poderoso Thor: eles são vistos como ameaças. Guardam dentro de si um enorme desejo para a guerra. Mesmo que usando de sabedoria divina, de passatempos para ocupar a mente ou de treinamento zen-budista com samurais, todos estão a um fio de perder o controle.

Esta fórmula é tão presa no subconsciente dos roteiristas e do público que, de todas as tentativas possíveis de se criarem novas revistas, nenhum personagem que fuja dessas características do ‘’kit Hulk de poderes e perfil’’ consegue emplacar sozinho numa HQ por muito tempo: Ciclope; Gavião arqueiro; Gambit; Doutor Estranho… por mais que sejam bons personagens, seus conceituais encontram dificuldades em agradar o público. Mesmo personagens solitários mais clássicos, como o Demolidor, necessitam sempre de um rodízio de bons escritores para mantê-lo em evidencia nas bancas para os não-fãs. E arrisco dizer, o motivo pricnipal é que eles são personagens ”pouco físicos” ou ”brigões porra-louca”.

O Quarteto Fantástico é liderado por um dos maiores gênios da Marvel: Reed Richards. Que é casado com uma das personagens com um dos maiores poderes da editora: A Mulher Invisível e seus escudos de força impenetráveis e mentalmente controlados. Seu cunhado é o Tocha Humana II, capaz de gerar um efeito Nova por alguns segundos e fundir o interior de um andróide com couraça de adamantium, como Ultron. E, mesmo assim, toda vez que o Coisa sai da equipe, é necessário repor o personagem com algum outro ser super-forte, o mais rápido possível. E acredite quando digo que os números de venda da revista caem. Não existe um único super grupo da Marvel que não possua seu personagem super forte. Meu Deus… até o Capitão América tem uma força fora do comum, ainda que não chegue nem perto do Aranha.
   
Na DC comics, a fórmula é baseada no Superman, o primeiro super-herói: poder de vôo, super força e super velocidade, além de poderes visuais, super sentidos e/ou disparo de rajadas. Todos os personagens mais famosos da DC precisam ter pelo menos dois desses poderes ou ser especialista supremo em UM (como o caso do Flash, que é um Elemental da velocidade).Aquaman (que os pobres coitados ignorantes acham que se trata de um personagem inferior)possui uma grande super força e velocidade, principalmente fora dágua.Shazam/Capitão Marvel nem precisa ser mencionado para confirmar a teoria. Caso não sigam esta fórmula, é quase inevitável fazerem parte de algum grupo ou seguirem a fórmula do Batman: super treinamento; artes marciais; níveis olímpicos em várias modalidades; apetrechos tecnológicos; maestria em armas brancas diversas; veículos . Batman é o único contra-ponto ao conceitual do Superman na DC comics. Até mesmo a Mulher Maravilha oscila ao longo das décadas por estes dois modelos: super treinamento; veículo especial; capacidade de vôo; super velocidade; super força; arma branca especial; etc…

Na Marvel, o Hulk reina quase soberano como ”modelo de inspiração”. Se colocarmos Superman e Hulk frente a frente, podemos perceber que ambos são inversamente proporcionais:

-Nascido em um mundo alienígena, o Superman é carismático e muitos até se esquecem de que ele não é daqui. Enquanto que o Hulk nasceu humano, mas está cada vez mais afastado do resto da humanidade. Nem mesmo os X-men ou os Inumanos podem vê-lo como um igual. Ele é um pós-humano. Um alienígena em seu próprio mundo.

-Superman absorve energia solar, uma forma limpa e renovável de se abastecer. O Hulk é originado da letal radiação Gamma. Ambos tiveram sua jornada iniciada em duas grandes explosões: a que deu um fim ao Planeta Krypton e outra que foi causada pela detonação de uma ogiva nuclear.
   
-Ao redor do Superman existe uma aura misteriosa, provavelmente uma auto-defesa telecinética, que alcança poucos centímetros a partir da sua pele. Ela é responsável por proteger seu corpo de quase qualquer ataque. E explica porque seu uniforme, que é apenas tecido comum, não se queima ou rasga com facilidade, pois, por ser uma malha fina e colada ao corpo, está dentro do raiod e ação da aura protetora. Poucas vezes é necessário fazer uso de seu fator de cura. A pele do Hulk, pelo contrário, é sua couraça de carne. Que cresce ao seu redor após Banner perder o controle. E, caso consigam destroçá-la, seu fator de cura entra em ação.


-Superman tem como natureza ser sábio, justo, calmo e racional. Hulk é o seu oposto em questão de humor. Curioso é notar como os roteiristas fazem o público leitor se admirar quando eles invertem essas posições: é marcante quando alguma saga explora o descontrole de Superman ou os raros momentos em que Banner controla a mente do Hulk, passando a manter somente os benefícios de ambas as formas.

-Superman originalmente podia apenas pular prédios altíssimos (poder inspirado em John Carter de Marte criado em 1912 e que recebeu um filme divertido este ano!) e depois adquiriu a capacidade de vôo. O Hulk também possui super saltos que, por pouco, enganam quem não sabe que ele NÃO pode voar!

Ambos são os dois lados da mesma moeda. Portanto respeitem ambos personagens, seja pelo seu valor histórico ou conceitual na cultura pop. E compreendam porque o monstro conhecido como ”O Golias Esmeralda” é tão importante para a Marvel e é seu maior herói.

E nem vou tocar no assunto a respeito de Godzilla: assim como o mega dinossauro-dragão atômico é uma força da natureza, que ameaça tanto quanto protege o oriente de invasores aliens… O Hulk é o monstro que amedronta e defende o ocidente de todos os tipos de seres. É a mesma coisa com Superman, em contra-posição ao Goku de Dragonball ou o Ultraman , no Japão. Cada hemisfério tem seu personagem/herói conceitual que lhe cabe.
   
Abaixo vocês podem até ver , mais tarde, o desenho baseado na fase ”Planet Hulk” onde, por temerem mais descontroles do Hulk, os principais líderes dos grupos de super-heróis da Marvel decidem enganar e exilar o monstro no espaço. Mas, sem querer, a nave que o levaria a um planeta tranquilo e sem seres inteligentes para temê-lo, acaba entrando num whormhole (buraco de minhoca, um portal que leva um ponto do espaço a outro) e caindo em um planeta chamado Sakaar, onde quase todos os gladadores de lá possuem força física no nível do Hulk ou próximo. E o Golias Esmeralda precisará conquistar o planeta na porrada.


Cliquem aqui após lerem o resto da matéria, por favor.

”HULK ESMAGA!!!”

fonte

Nenhum comentário:

Recomende esse blog!

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO...

Baixe o Desprotetor de Links para o Chrome

Baixe o Desprotetor de links para o Firefox

Redes Sociais

Postagens populares do Mês